rising

waffle.

Às vezes penso que seria mais feliz sem o Instagram.

POV

Às vezes penso que seria mais feliz sem o Instagram.

Redação
Redação
13 dezembro 2024Última atualização: 13 dezembro 2024
Às vezes penso que seria mais feliz sem o Instagram.

Confesso que, hoje em dia, quando vejo filmes dos anos 90, 00, antes das redes sociais serem tão presentes, sinto uma certa nostalgia e até inveja daquilo ali.

Não me leve a mal: sou da opinião que o que vem pela frente é sempre melhor. Mas uma certa angústia, raiva, aflição, saudade… seja lá qual for esse sentimento, não vem da presença da tecnologia em si, mas sim das dimensões que ela “roubou” da nossa rotina.

Nosso jeito de vestir, nosso jeito de falar, nosso comportamento e nossa tolerância em relação a todo tipo de coisa — já parou para pensar em como tudo isso é afetado pelo Instagram, Facebook, Twitter?

  • As tendências chegam pelos posts dos influenciadores;
  • As gírias que usamos mudam tão rápido quanto as atualizações dos celulares contemporâneos;
  • Os lugares que escolhemos visitar, os esportes que escolhemos praticar, os pratos que escolhemos comer, têm que ser instagramáveis;
  • É mais difícil suportar o tédio, uma mesa de jantar em família parece ser menos interessante que rolar stories e nosso sistema nervoso ficou viciado em recompensas rápidas.

Mais uma vez: acredito que o que está por vir é sempre melhor do que o que passou. Mas, do que vivemos, sempre levamos uma bagagem que pode ser útil. Pense nas coisas que você fazia antes das redes sociais serem tão presentes na sua vida:

💡 Visitava mais aos seus amigos? Fazia mais trabalhos manuais? Sabia esperar um pouco mais o tempo das coisas? Estudava mais? Assistia a mais filmes? Prestava mais atenção nos lugares que visitava? Se lembrava com mais facilidade de algo que alguém lhe contava? Lia mais livros? Era menos ansioso?

Será que dá pra fazer mais disso hoje também? Será que não lhe faria bem? Afinal, nem tudo está perdido. Nunca está. E meu objetivo aqui não é instaurar o caos na sua mente, e sim o contrário.

Por isso, aqui vai um convite pra te fazer pensar no seu tempo e nas suas escolhas: como você tem gastado seu tempo? Você tem se sentido bem assim? O que você tem dado mais atenção tem te gerado alguma forma de valor? Aquilo que você escolhe fazer, vestir, pensar: é porque quer mesmo ou porque se sente pressionado a se encaixar?

Além disso, vez ou outra, vale pensar:

💡 E se eu não tivesse a internet à minha disposição, como faria? Como seria feito antes?

Talvez isso possa te levar a soluções alternativas para os mais diversos problemas, aguçar sua criatividade para além da média e, principalmente, te devolver a sua AUTENTICIDADE.

Sarinha
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã